Divulgação

Madeira 4 Estações – Produção e Realização:

Eduardo Costa Produções

Madeira 4 Estações é um documentário em formato DVD foi concebido com o objectivo de divulgar a história, tradições, costumes, localidades e paisagens naturais das ilhas da Madeira e Porto Santo. Contém imagens do Funchal, Zona Velha, Mercado dos Lavradores, Hotéis, Levadas, Laurissilva, Museus, Monumentos, Vinho Madeira, Bordados, Vimes, Festa da Flôr, Jardim Botânico, Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol, Calheta, São Vicente, Porto Moniz, Santana, Machico, Porto Santo, Folclore, Desporto, Gastronomia, Cortejo de Carnaval, Fim-de-ano, etc…
O Grupo de Folclore do Rochão associou-se a este brilhante documentário através da representação do baile de cocoras, e aproveitamos, assim, para agradecer toda a produção, na pessoa do Sr. Eduardo Costa, a oportunidade de divulgar, não só, o folclore madeirense como a tradição das gentes do Rochão – Camacha,  caracterizada pelo nosso grupo.
De referir, ainda, que este documentário já se encontra à venda, e está sendo distribuido em vários países do mundo, com a mais valia de se apresentar traduzido em 10 idiomas.

VIDEOS:

Madeira 4 Estações

Texto: Ivo Caldeira
 Produção e realização: Eduardo Costa
Pós-produção áudio/vídeo: Saúl Caires
Câmara: Carlos Melim, Eduardo Costa,Renato Abreu e Saúl Caires
Idiomas: Português, Inglês, Alemão, Françês,
Espanhol, Italiano, Holandês, Dinamarquês, Sueco e Finlandês
 
Distribuição: Francisco Ribeiro e Filhos, Lda

Funchal – São PedroR Nv S.Pedro 27/9, Funchal9000-048 FUNCHAL

 Grupo de Folclore do Rochão

CD

meiavalsinha

A expressão “Meia Valsinha”, atribuída ao título deste CD, advém de uma marcação peculiar do Brinco d’Oito: os bailadores, colocados vis-a-vis, davam a mão direita ficandoaesquerdadescaída. Muitas vezes, a Meia Valsinha, servia também para marcar passo até que o marcador ordenasse nova marcação.
O Brinco d’oito é por excelência o ex-libris do folclore cantado e bailado do Rochão. Proveniente das antigas quadrilhas e, sendo uma contradança, é provável a sua influência Britânica, até porque, na Camacha, muitos ingleses construíram as suas quintas e lá viveram a partir do Séc. XVIII.
As gentes do Rochão e da Camacha deixaram-nos um importante legado em termos etno-folclóricos. De facto, desde o Brinco d’Oito, uma verdadeira contradança, até a Viuvinha – possivelmente uma mourisca… ao bailar de cócoras, entre outros bailados e cantigas, não restam dúvidas da importância deste património imaterial que nos é possível, por via da pesquisa e divulgação, preservá-lo.
Assim, e graças ao aparecimento de grupos de folclore organizados a partir dos inícios do Séc. XX, foi possível perpetuar estes usos e costumes.
O Grupo do Folclore do Rochão, fundado em 17 – 12-1986 por Alexandre Rodrigues, juntamente com um grupo de aficcionados pelo folclore, é o resultado de um fenómeno dos anos oitenta, ou seja a proliferação de grupos de folclore na Madeira.
Este grupo nasce da cisão com outro grupo já existente na Camacha. Assim, a partir da sua fundação foi assentido pelos seus dinamizadores o lema de: recolher, pesquisar, preservar e divulgar: desde logo a ousadia em dirimir certos mitos que se tinham tornado um status-quo, como é caso dos grupos uniformizados, uma vez que o grupo começou desde 1992 a empreender um estudo acérrimo em torno dos: cantares, bailados, indumentária, jogos tradicionais, etc., procurando retratar o mais fidedignamente possível a sociedade do Rochão/Camacha desde finaisdoSéc. XVIII até princípios do Séc. XX.
Do currículo deste grupo destacam-se: intercâmbios a nível nacional e internacional, com participações em distintos Festivais de Folclore; a realização desde 1990 do Festival de Folclore Nacional, que em 1997 passou a ser Internacional; realização de colóquios, conferências; exposições e recuperação de usos e costumes.
Agradecemos sobre maneira às pessoas que directa ou indirectamente colaboraram neste projecto que, diga-se, em boa verdade, não tem sido muito pacífico,já que na Camacha é muito conturbada a existência de um grupo de folclore…

Alexandre Rodrigues

back

 Ficha Técnica

Coordenação:
Alexandre Rodrigues
Fotos:
Rui Camacho (cores)Friedrich Christiansen 1937/ colecção Danilo Fernandes (capa)Sra Salomé Barreto (Cd)
Coordenação vocal e musical:
Alexandre Rodrigues, Élvio Neves e Daniel Teixeira
Solistas:
Daniel Teixeira, Alexandre Rodrigues, Olga Teixeira, Carina Rodrigues e Bruno Andrade
Coros:
Célia Freitas, Maria João Freitas, Regina Quintal, Cristina Teixeira, Gilberto Quintal, Gilberto Fernandes, Ruben Rodrigues, Élvio Neves, Daniel Teixeira, Olga Teixeira, Carina Rodrigues e Alexandre Rodrigues
Músicos:
João Paul Rodrigues (harmónica), Bruno Andrade (acordeão), Daniel Teixeira (viola de arame), Élvio Neves (rajão), Ruben Rodrigues (braguinha), Ricardo Andrade (violino), Olga Teixeira (bombo), Encarnação da Silva (Ferrinhos), Dinis Gonçalves (Brinquinho) e Alexandre Rodrigues (Castanholas).
Recolhas:
Equipa de Recolhas do Grupo de Folclore do Rochão
Homenageados:
José Teixeira e Abel Rodrigues, ambos tocadores de harmónica
Agradecimentos:
Todos os componentes do Grupo de Folclore do Rochão que directa ou indirectamente contribuíram para esta edição: Grupo de Folclore de Machico, Grupo de Folclore das Romarias Antigas do Rochão, Danilo Fernades, Ricardo Andrade, João Paulo Rodrigues, Isabel de João da Eira, Sr. Silva e Sra Salomé Barreto
Gravação:
Saul Ferreira e Paulo Ferraz
Mistura e masterização:
Paulo Ferraz Studio
Contactos:
Grupo de Folclore do Rochão, Caminho do Rochão nº 97 R/C 9135 – 362 Camacha
Correio electrónico: gfrochao@gmail.com Telemóvel: 960084463
Dezembro de 2006

Responses

  1. Foi um prazer poder trabalhar com o vosso grupo.

    ecosta

  2. foram 7 dias inesquesiveis impossivies de descrever ,entre eles duas actuacoes fantasticas que fizeram com que o publico fica se ao rubro, foram dias de convivencia, alegria, festa, bincadeira, de tudo se passou foram se criando laços que na hora da despedida falaram mais alto.
    agredeço a todo o vosso grupo os momentos que nos proposionaram, toda a energia e cultura que trouxeram da ilha da madeira.
    obrigado por tudo

  3. estopendo hoje pude ver algo sobre a madeira obrigado

  4. Olá, sou descendente da Ilha da Madeira, moro no continente e procuro familiares, como vi o meu sobrenome neste site gostaria de poder conhecer os meus familiares.
    Obrigado

  5. hola como estan su pagina esta muy bonita so tenia una pregunta yo soy de venezuela y que ria saber donde podria conseguir su cd ya que miha mae va para madeira este año para que ela compre

    • Ola,
      Relativamente à sua questão, informo que o CD pode ser adquirido através do Grupo de Folclore do Rochão.

      Com os melhores cumprimentos,
      Délio Góis

      • hola feliz años para todos o elementos do grupo de floclore do rochao Délio Góis miha mae esta a ficar en estreito camara de lobos cual seria a tienda mas cerca

        y otra pregunta miha mae no consigue libro que hablen sobre os trajes que ten ha isla mas o menos donde podia coseguir algunos ???????? aguardo respota a o correo

        bon gracias de antemano

  6. ola boa noite, sou da Venezuela, eu estou em um grupo folclorico aqui na Venezuela, en Maracay -Aragua, en nosso grupo gostamos muito do baile de Sao Antonio da Serra, gostaria saber a letra que voçes tem no vosso grupo pra ter ela. Disculpem o meu Portugues, sou filho de Portugues e me sinto con muito orgulho representar o Folclor do Nosso Portugal y muito especialmente da Nossa Ilha da Madeira, se voçes me poderem ajudar estarei muito obrigado.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: