Publicado por: gfrochao | Outubro 22, 2012

A Ameixa

A Ameixa

Provérbio: Ano de Ameixas, Ano de Queixas!

A Ameixa, tema do nosso artigo de pesquisa e recolha, é o fruto da ameixeira, caracterizada por ser uma drupa de pericarpo carnudo e comestível. De forma alongada ou globóide, apresenta uma pele fina e de cor variável, recoberta com uma camada pulverolenta que desaparece com facilidade quando em contacto com os dedos. Tem diversos nomes, que variam de acordo com o local onde é cultivada.

Na Camacha, e na Ilha da Madeira em geral, em meados de Junho e até Setembro é a época da colheita deste fruto, variando o mês consoante o tipo de ameixa. Comem-se frescas, secas, em doce ou em compota. Por exemplo, para fazer doce de ameixa basta juntar 1kg de ameixas peladas a um 1kg de açúcar e deixar cozer em lume brando.

Servem, de igual modo, para fazer aguardente e licores, e são usadas como condimento ou decoração em muitos pratos gastronómicos.

As Ameixeiras variam consoante o tipo de semente, sendo na generalidade caracterizadas por árvores de pequeno porte, não suportando muitas vezes o peso da sua própria colheita, sendo necessário colocar nos ramos mais “carregados” (de fruto) estacas de forma a amparar os ramos mais frágeis.

É usual chamar-se ameixeira bravia àquelas que são mais favoráveis a receber um enxerte de outras variedades deste fruto, por exemplo ameixeira de sangue, muito comum nos climas mais frios dos sítios altos da Camacha.

Devido à sua riqueza em fibra e vitaminas, a ameixa, é também conhecida como laxante natural, sendo aconselhada no tratamento da prisão de ventre obstinada e na prevenção de infecções urinárias e do aparelho digestivo.

Existem mais de 200 variedades deste fruto, todas elas com composição semelhante. Apresentam, porém, diferenças no conteúdo de açúcares (glícidos) e na estrutura química do corante natural, que determina a cor da casca e da polpa.

Terminamos o nosso artigo com uma recolha dos tipos de ameixas mais comuns na Camacha e na Ilha da Madeira em geral, apresentada no quadro abaixo.

Tipos de Ameixa Comuns na Camacha: Outros Tipos de ameixa:
-Ameixa de S. João

-Ameixa de Sangue

-Ameixa Amarela

-Ameixa Rainha (Verde)

-Ameixa de Coração

-Ameixa Vermelha

-Ameixa de Corredor

– Ameixa Ananás

– Ameixa Inglesa

– Ameixa Pêssega

-Ameixa Rainha-Cláudia

-Ameixa Caranguejeira

-Ameixa Preta

-Ameixa de Carne

-Ameixa Rosa

-Abrunho

Recolha: Élvio Correia
Edição: Élvio Correia
Foto: Elvio Neves
Informantes: Marina Fernandes - 71 Anos
             Conceição Correia - 60 Anos
Fontes:  Nova Enciclopédia Português, Volume 1

In: Revista de Folclore 48 horas a Bailar - Edição 2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: