Publicado por: gfrochao | Março 20, 2010

Poderão ter os grupos de folclore uma cultura de mudança?

A cultura é dinâmica e como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades. Dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a invenção ou introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de culturas ja existentes.

Existembtambém a descoberta, que é um tipo de mudança cultural originado pela revelação de algo desconhecido pela própria sociedade e que ela decide adoptar e  a recolha, tão característica do folcore, que pode ser entendida, por alguns, como descoberta, no entanto há um sentido mais realista de querer descobrir, aprender e de por em prática. A invenção é limitada e a difusão deverá ser muito cuidada. Pede-se mudança, mas que espaço temos nós associações folclóricas para provocá-la. Recriar pede-se e aconselha-se, não deixando em desuso a essência da nossa tradição tão característica.

A mudança acarreta normalmente resistência. Visto que os aspectos da vida cultural estão ligados entre si, a alteração mínima de somente um deles pode ocasionar efeitos em todos os outros.

No folclore, modificações na maneira de produzir podem, por exemplo, interferir na genuinidade cultural que ousamos representar.  A resistência à mudança representa uma vantagem, no sentido de que somente modificações realmente proveitosas, e que sejam por isso inevitáveis, serão adoptadas evitando o esforço da sociedade em adoptar, e depois rejeitar um novo conceito.

O ‘ambiente’ (entenda-se, sobretudo, situação social e financeira do país) exerce um papel fundamental sobre as mudanças culturais, embora não único: os homens mudam a sua maneira de encarar o mundo tanto por contingências ambientais quanto por transformações da consciência social.

Deixamos a questão em aberto, teremos nós, grupos e associações de folclore margem de manobra numa mudança cultural?

Não hesite em comentar!
Agradecemos a sua resposta.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: