Publicado por: gfrochao | Setembro 22, 2009

GFR Participa na Festa em devoção a Nossa Senhora das Dores

Desmembrada da comunidade paroquial do Caniço, por decreto de D. David de Sousa, de 24 de Novembro de 1960, a paróquia da Assomada entra em actividade no dia 1 de Janeiro de 1961.
Nossa Senhora das Dores foi, desde o princípio a sua Padroeira. As razões deste padroado fundamentam-se em diversos factores, onde predomina o histórico. É uma devoção muito antiga no Sitio da Tendeira, quando este sítio pertencia à paróquia mãe, o Caniço.

As pessoas quotizavam-se mensalmente para prestar homenagem a Nossa Senhora das Dores, com a celebração duma Eucaristia, na paroquial do Caniço; acima da actual igreja da Assomada existia um lugar denominado Calvário, de referência obrigatória para os devotos da paixão de Cristo, onde terá falecido, por acidente, um pároco do Caniço, segundo uma tradição oral. Onde há Calvário, ai está, de pé, junto à cruz, a pessoa da Virgem Santa Maria, ou seja, neste caso, Nossa Senhora das Dores.
Por razões de ordem pastoral, a Festa que guarda relação com o dia litúrgico de Nossa Senhora das Dores, celebrada pela igreja universal a 15 de Setembro, é trasladada para o último domingo de Setembro. Assenta na Confraria de Nossa Senhora das Dores em conjunto com a comunidade paroquial.
De acordo com os seus párocos, a devoção à Senhora das Dores encontra-se profundamente arreigada na população da assomada e recebe, durante as celebrações, expressivas manifestações vindas também de além fronteiras.

In “Jornal da Madeira” de 09/09/2007

O GFR junta-se à festa no próximo dia 27-09-2009 a partir das 21h30 com muita animação. Participe também!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: