Publicado por: gfrochao | Abril 25, 2009

Festa da Flor 2009

flor

A Festa da Flor é um dos mais coloridos dos eventos tradicionais da Madeira e acontece todas as Primaveras. Há muitas actividades e celebrações na zona do Funchal a começar com o tapete de flores, concertos e grupos folclóricos que dançam ao ar livre. Há também muitas exposições de flores e um vibrante cortejo infantil onde cada criança leva uma flor que depois é colocada na Praça do Município no Muro da Esperança. No dia seguinte, domingo, acontece o cortejo principal com diferentes grupos vestidos com Bordado Madeira e carros alegóricos decorados com flores passam pelas ruas do Funchal.

O programa foi oficialmente apresentado em conferência de imprensa no Funchal pela secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, que salientou que esta festa vai contribuir para uma ocupação hoteleira na região na ordem dos 85 por cento.
Mencionou que a Festa da Flor “é o cartaz que mais retorno económico traz à Região, pela sua diferenciação e singularidade, sendo, actualmente, o 2º cartaz mais emblemático da Madeira, logo a seguir às festas de natal e Fim-de-ano”.

A obra de Saint-Exupéry, “O Principezinho”, associada às comemorações do Ano Internacional da Astronomia, relatando a história de planetas e seus habitantes e de uma única flor entre muitas outras são o tema deste cartaz que tem o seu ponto alto no cortejo alegórico que enche as ruas da cidade de cor e beleza.
Este que este ano o cortejo envolve cerca de 2800 pessoas, sendo que 1100 integram os nove grupos que desfilarão no domingo (26 de Abril) no Funchal.

Estes agrupamentos vão apresentar os seguintes temas: “A viagem do Principezinho à Madeira”, “O Baile da Amizade”, “Je veux te dire un secret…”, “O Pequeno Príncipe”, “Voltar à inocência”, “Pôr-do-sol”, “O Planeta da Harmonia”, “Voando com os Pássaros”  e “FX-21 em Festa”.

A mensagem que pretende transmitir é a da “amizade que importa passar, sobretudo numa época em que os afectos, as identidades pessoais e exclusivas e o relacionamento entre os homens devia ocupar um lugar maior do que o dos números”, sustentam os organizadores.

Um outro momento marcante desta festa é a construção do simbólico “muro da esperança”, no Largo do Município, onde milhares de crianças de várias escolas depositam uma flor, onde acontece uma largada de pombos num apelo à paz mundial.

Conceição Estudante salienta que este programa tem vindo a “conquistar, ano após ano, um lugar de destaque enquanto cartaz, alcançando progressivamente uma indiscutível importância no panorama turístico regional”, sendo que o seu carácter único tem conseguido captar turistas e residentes.
Aliando o turismo à tradição madeirense, o programa inclui ainda a exposição “Há uma certa flor…” na qual estará patente durante 30 dias o espólio particular do secretário regional da Educação, Francisco Fernandes, de dezenas de edições da história de “O Principezinho”.

As “bonecas de massa”, confeccionadas com cereais que são tradicionais do artesanato madeirense que marcarão também presença no Mercado das Flores através de esculturas fixas e humanas.

No dia 22 de Abril há ainda o concerto “Música e Flores”, a cargo de alunos do Conservatório de Musica da Madeira, que terá lugar no Teatro Municipal Baltazar Dias,  A 23 de Abril será a inauguração do Mercado das Flores, dos Tapetes Florais (nas placas centrais da Avenida Arriaga) e da 54ª Exposição da Flor, no Largo da Restauração.
A partir desde dia a animação na baixa citadina será uma constante com a actuação de quatro grupos folclóricos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: