Publicado por: gfrochao | Maio 27, 2008

Grupo de Folclore do Rochão – Sabia Que…

 

Um dos motivos que originou o Grupo de Folclore do Rochão, foi o gosto de cantar e de bailar, herança dos seus antepassados, principalmente nas noites de Natal, que ocupavam, deste modo, os tempos livres.

Colocado na zona alta da Camacha, é natural que uma das actividades do homem do Rochão fosse a pastorícia, daí a sua indumentária peculiar: trajo de seriguilha e camisa de estopa. Quando o clima era mais rigoroso usava camisola e barrete de lã de ovelha. Completavam este perfil a vara ou bordão, as cordas e os chocalhos. Calçavam bota chã.

A mulher do sítio do Rochão, gostava de parecer bem. Quando ia à missa ou à cidade, vestia a sua saia de lã tingida ou de baeta azul ou preta. A blusa era de linho fino ou chita. Na cabeça usava um lenço ou mantilha.

Em relação ao trajo de “cote” (indumentária de trabalho) das mulheres, colocavam na cintura, debaixo das saias, um rolo de pano arredondando nas ancas que fazia mover o vestido de um lado para outro. No Inverno, as mulheres vestiam geralmente mais do que uma saia, sendo a interior de estopa ou de lã branca. Durante as tarefas caseiras, as mulheres andavam com as pontas da saia presas ao cós.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: