Publicado por: gfrochao | Abril 21, 2008

Visitas Pascais no Rochão

 Esp�rito Santo

Decorreram no passado Domingo, 20 de Abril, as tradicionais visitas pascais no sítio do Rochão, também denominadas, visitas do Divino Espírito Santo.

Estes festejos populares do Espírito Santo, são consequência de uma das mais bem sucedidas inculturações liturgicas, na vivência das gentes vindas de diversos povos, aglutinados na Fé Cristã.

DIVINO ESPÍRITO SANTO
O Divino Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, representando a luz do mundo, o consolo da humanidade após a crucificação de Jesus, daí o título grego Parákletos, traduzido como consolador. Esta consolação fora anunciada previamente pelo profeta Ageu (2,5): “O meu Espírito permanece no meio de vós…” É o advogado que nos defende das causas e coisas malignas. É o amor que une o Pai ao Filho. Perfazendo o Deus Uno e Trino.

Como surgiu a devoção ao Divino Espírito Santo em Portugal? 
Conta-se que a Rainha Santa Isabel (1271-1336), casada com Dom Diniz, teria sonhado com um pedido de Deus para que ela construísse uma igreja em honra ao Espírito Santo em Alenquer, Portugal. Corria o século XIV. Milagrosamente, no local, o alicerce apareceu pronto. Os operários ganharam rosas, que se transformaram em moedas, por pagamento. Ao convidar os pobres da Casa Real, ela iniciava no palácio de Sintra, votos de Pentecostes, em proveito dos pobres.

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: