Publicado por: gfrochao | Abril 17, 2008

O Brinco de oito na casa de TI INÊS

Casa da Ti Inês

A primeira casa de palha a contar da esquerda foi a casa onde viveu Ti Inês

 
“A dança é talvez a Arte onde o Povo melhor exterioriza o seu sentimento.”
Visconde do Porto do Cruz

A figura da Ti Inês do Rochão tem sido motivo de investigação e de alguma controvérsia, porquanto se trata de uma mulher cuja vivacidade e apanágio outorgou ao Brinco de Oito o seu lugar de ex li-bris no folclore do Rochão.
Quando interpelamos os mais idosos, do Rochão, acerca dos bailes de antigamente, regra geral, aparece a designação, Brinco de Oito, principalmente aquele executado na casa da Ti Inês, com particular ênfase na Festa (Natal), pois era nesta quadra festiva onde havia mais liberdade e, isentos de qualquer tipo de censura, as raparigas e os rapazes imiscuíam-se mais facilmente e, aí, o Brinco de Oito era verdadeiramente extenuante e autêntico. Carlos Santos, relativamente a esta circunstância, refere o seguinte: “Para apreciar os verdadeiros bailes é preciso esperar pelo Natal e entrar na casa dos camponeses.”
Após várias interrogações à expressão bucólica e contida do passo e atitudes desta dança concluímos, tal como Carlos Santos, “O bailinho de oito (…) apresenta passo próprio (…) o passo rasteiro das mulheres é simples questão de compostura, que alguns homens também usam.” Atrever-nos-íamos a afirmar que este passo é consequência da duração desta dança pois, consoante o “mandador”, podia prolongar-se até duas horas ou mais.
Após leitura e análise documental, aferimos também que se trata de uma contra dança, proveniente das antigas quadrilhas que, na Camacha, teve especial predilecção, havendo quem o designasse de Baile dos Camacheiros.
A Ti Inês casou muito cedo, contando apenas doze anos, com um homem mais velho, da família dos Guisses, ficando viúva também muito cedo. Desposou segunda vez com Manuel Jacaça, conhecido por “o Colchete”.
A lapinha da Ti Inês era o mote para reunião social. De quase todos os sítios do Camacha acorriam, à sua casa de palha, foliões com os seus instrumentos musicais e aí o brinco de oito era bailado de forma sublime. A Srª Piedade Ornelas a este propósito refere que eram bailes muito demorados, pois “todos os pares iam bailar uma vez ao meio e Francisco Ornelas – o Feiticeiro- era o melhor “mandador”.
A nossa informadora também acompanhou a Ti Inês no grupo antigo do Rochão (actualmente Grupo das Romarias Antigas do Rochão) e bailou o Brinco de Oito, em substituição de Josefina Barreto que tinha sido mãe na altura. Disse-nos que foram bailar à Quinta do Sr Aires, aquando da visita do “Governo” à Camacha. Na época, havia muito falta de milho, devido à Guerra. Então a Ti Inês, cantando, intercedeu para que mandassem “milho, nem que fosse do amarelo.”
À Ti Inês rendemos a nossa homenagem, pois legou-nos tão rico património – o gosto pelo bailinho e o desprendimento da decrépita trivialidade que a vida, muitas vezes, nos impinge – um exemplo de vida!

Colectores: Alexandre Rodrigues e Ricardo Baptista
Anúncios

Responses

  1. Queria deixar aqui o meu agradecimento a D. Piedade Ornelas, que já não se encontra entre nós, pois sem ela não nos era possivel fazer uma representação mais fiel possivel do Brinco de Oito.

  2. Caros coterraneos,

    Parabéns pelo site de intenet e pelo vosso trabalho de divulgação das nossas costumes e tradiçoes

    Obrigado também por partilhar esta e outras tantas recolhas.

    Um abraço de mais um filho do Rochão desde o outro lado do Atlántico.

    Sérgio Correia Branco
    Caracas, Venezuela

  3. Boa noite.

    Faço parte de um grupo de música folclorica portuguesa aqui no Brasil e gostei bastante da música Baile das Romarias. Vcs poderiam me enviar a letra desta música por e-mail?

    Grata, Thais


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: