Publicado por: gfrochao | Setembro 12, 2008

Festa da Sidra

 

Este fim-de-semana é de festa no Santo da Serra. A XVIII edição da Mostra da Sidra começa este sábado pelas 18 horas com a visita das entidades oficais aos pavilhões, seguida do pisar dos peros.
Durante dois dias várias artistas e grupos recreativos animam o certame, entre eles Denisa Silva e Ricardo Soler.
O evento é organizado pela Casa do Povo de Santo António da Serra que conta com a colaboração da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Câmara Municipal de Santa Cruz, entre outras entidades.
 

Sidra – Um produto anterior à era de Cristo

Existem diversas opiniões e teorias sobre o aparecimento da Sidra, sendo que a maioria afirma ter origens anteriores ao tempo de Cristo. A civilização Egípcia (3.000 AC) e, mais tarde, os Gregos (600 AC) são apontados como grandes apreciadores deste tipo de produto.

Outros, julgam que a sua origem está numa bebida que os Celtas (800 AC) extraíam das maçãs. Estes terão sido os responsáveis pela expansão do produto por toda a Europa.

A Sidra foi sempre um produto de grande tradição na Europa, sobretudo na França – principal produtor actual – no Reino Unido, Bélgica e Alemanha.

Quando os Europeus conquistaram a América levaram consigo as técnicas de cultivo das maçãs e elaboração da Sidra. No século XVIII, nos Estados Unidos, os alunos da ‘Harvard Business School’ consumiam-na diariamente já que fazia parte da sua dieta. Ao contrário do Whisky e outras bebidas alcoólicas, a Sidra tinha uma boa imagem e era frequentemente consumida em celebrações de todo o tipo. Devido à aceitação que tinha, durante o período da ‘Lei Seca’, foram efectuadas diversas manifestações para que fosse excluída da lista de bebidas proibidas.

Os três primeiros presidentes dos Estados Unidos, George Washington, John Adams e Thomas Jefferson, foram consumidores acérrimos de Sidra e numerosos presidentes ofereciam-na nas suas recepções. William Henry Harrison (1773-1841), por exemplo, chegou a utilizar um barril de Sidra como logótipo da sua campanha.

 

A Sidra em Portugal
Este produto, tal como noutros locais da Europa, foi introduzido pelos Celtas e fazia parte da chamada Dieta Atlântica. A Sidra era tradicionalmente do norte mas praticamente desapareceu. Restam apenas alguns registos de pequenas produções caseiras e artesanais, com especial destaque para a Região Autónoma da Madeira onde ainda hoje é costume beber-se alguma Sidra.

Fonte: UNICER

About these ads

Responses

  1. Fiquei surpreendida com a introdução apresentada no site sobre tão celebre bebida, bebida esta que me fascina mas que no meu ver está cada vez mais coberta de panos. A introdução deixou-me ainda mais curiosa sobre esta bebida, embora o site esteja desactualizado, agradeço a informação disponibilizada.


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 2.673 outros seguidores

%d bloggers like this: